domingo, 20 de setembro de 2015

Garantindo a qualidade do produto


Olá pessoal.

A garantia da qualidade do produto se dá por inúmeras atividades a serem feitas em relação aos testes de software.


Vamos conhecer hoje os principais tipos de teste de software, para que nosso usuário final tenha um produto de qualidade:




Teste de caixa branca
  • Baseados na estrutura interna do software;
  • É necessário que o profissional conheça a tecnologia empregada pelo software e tenha um conhecimento adequado da arquitetura interna da solução;
  • Alta eficiência na detecção de erros, porém são difíceis de implementar.
Teste de caixa preta
  • Garantia que os requisitos do sistema são plenamente atendidos pelo software construído;
  • Não requer conhecimento da tecnologia empregada ou dos complexos conceitos de implementação aplicados internamente no software.
  • Testes mais simples de se implementar;
  • São testes equivalentes aos testes manuais.
Testes progressivos
  • Somente será necessário testar as inovações do software, assumindo que nenhum erro foi introduzido após seu processo de desenvolvimento.
Testes regressivos
  • Reexecução de um subconjunto (total ou parcial) de testes previamente executados para que seja assegurado que as alterações ou inserções de determinados segmentos do produto não afetaram outras partes do produto.
Teste de funcionalidade
  • Seu objetivo é simular todos os cenários de negócio e garantir que todos os requisitos funcionais foram implementados. 
Teste de usabilidade
  • Seu objetivo é simular as condições de utilização do software sobre a perspectiva do usuário final.
Teste de carga (stress)
  • Seu objetivo é simular condições atípicas de utilização do software, provocando aumentos e reduções sucessivas de transações que superem os volumes máximos previstos para o software;
  • Requer muito esforço na operacionalização.
Teste de volume
  • Seu objetivo é determinar os limites de processamento e carga do software e de toda a infra-estrutura da solução.
Teste de configuração (ambiente)
  • Seu objetivo é executar o software sobre diversas configurações de softwares e hardwares;
  • Requer muito esforço na operacionalização.
Teste de compatibilidade
  • Seu objetivo é executar o software interagindo com as versões anteriores de outras aplicações ou dispositivos físicos (softwares ou hardwares).
Teste de segurança
  • Seu objetivo é detectar as falhas de segurança que podem comprometer o sigilo e a fidelidade das informações, como também provocar a perda de dados ou interrupções de processamento.
Teste de performance (desempenho)
  • Seu objetivo é determinar se o desempenho, nas situações previstas de pico máximo de acesso e concorrência, está consistente com os requisitos definidos.
Teste de instalação
  • Seu objetivo é validar os procedimentos de instalação de uma aplicação, como também avaliar se estes possibilitam as várias alternativas previstas nos requisitos identificados.
Teste de confiabilidade e disponibilidade
  • Seu objetivo é monitorar o software por um determinado período de tempo e avaliar o nível de confiabilidade da arquitetura da solução.
Teste de recuperação 
  • Seu objetivo é avaliar o comportamento do software após a ocorrência de um erro ou de determinadas condições anormais.
Teste de contingência
  • Seu objetivo é validar os procedimentos de contingência a serem aplicados à determinada situação prevista no planejamento do software.

São muitos tipos e cada tipo se encaixará na proposta de cada produto e de cada organização.

Até mais!




4 comentários:

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